quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Estrela à Chuva"




Título: “Estrela à Chuva”


Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez


Editora: Difel




Resumo:


Este livro relata história de uma rapariga chamada Estela com 15 anos. Estela sonhava viver no mundo do espectáculo e ser uma estrela. Por essa razão, inscreveu-se num concurso de modelos femininos. Estela estava tão obcecada em ser uma vedeta, que lhe passou tudo ao lado, até mesmo a escola e as pessoas que gostavam mesmo muito dela.
Certo dia, um colega de turma convidou-a para o seu aniversário, o que ela aceitou. No dia de anos do rapaz, Estela cantou uma ou duas músicas para harmonizar a festa e animar os convidados. Liliana, a sua melhor amiga, ficou impressionada com tal talento e foi de imediato comentar isso com ela. Estela, entusiasmada com esta opinião, foi rapidamente transmitir o elogio aos dois rapazes que a tinham acompanhado nas guitarras. Eles concordaram plenamente, sugerindo que participassem num programa com o nome de “Chuva de Estrelas”. E assim aconteceu.
Estela participou nesse concurso, mas no final não ganhou o primeiro prémio. Para piorar a situação, recebeu uma carta a informar que também não tinha sido seleccionada no outro concurso de modelos em que tinha participado anteriormente. Ora, com estas contrariedades, Estela ficou muito desiludida e bastante desanimada.
Era tempo de Natal e, por isso, o Xavier, que não só era vizinho mas também amigo, ofereceu-lhe como presente um livro sobre nomes próprios, como presente. Ela, sem disposição para conversar, agradeceu a prenda e pediu-lhe delicadamente para se retirar. Mais tarde, saiu para espairecer e levou com ela o livro. Na rua decidiu ver o significado do seu nome e reparou que “Estela” significa “Estrela” e foi quando, de repente, começou a chover. Ela ainda apressou o passo mas depois pensou: «Qual é o mal de apanhar mais uma chuvada?».
E foi nesse momento que concluiu que um dia iria ser uma estrela, mas antes ainda teria muito que aprender, fosse na escola, fosse fora dela.





Este livro, inspirou-me para fazer uma entrevista à Estela


ESTELA REVELA-SE

Numa tarde de sol, dois jornalistas foram entrevistar a Estela, porque acharam interessante fazer uma entrevista com alguém que já participou no concurso “Chuva de Estrelas”.

– Olá, Estela!
– Olá.
– Qual foi a sensação de participar em concursos e até aparecer na televisão?
– No primeiro concurso em que participei, um concurso de modelos, estava muito confiante e também muito contente, pois, se ganhasse, iria passar a ser uma grande estrela. Mas infelizmente não ganhei. Quando cheguei ao “Chuva de Estrelas”, já não tinha tanta confiança, mas nunca perdi as esperanças.
– As tuas amigas apoiaram-te ou não?
– A Liliana apoiou-me em tudo e até me encorajou. Já a Gisela, estava constantemente a dizer-me para não criar muitas ilusões. De facto, a Gisela era pobre, mas admiro-a muito, porque lutou sempre pelo seu sonho, ser juíza, passando por muitas dificuldades, mas mesmo assim, aproveitou todas as oportunidades que a vida lhe ofereceu.
– Além das tuas amigas, existe mais alguém especial para ti, que esteve sempre do teu lado, ao longo do tempo?
– O Xavier, que além de meu vizinho, é meu amigo. Ele também não teve uma vida nada fácil. O irmão mais velho, logo que casou, saiu de casa , e esteve muito tempo sem dar notícias. Mas quando o Xavier lhe contou o sofrimento dos pais por ele nem sequer lhes ligar, mudou logo de atitude. O Xavier tal como a Gisela também me dizia para não alimentar falsas esperanças, mas sempre esteve do meu lado.
– Como te sentiste quando soubeste que não tinhas ganho o concurso “Chuva de Estrelas?
– No início fiquei desapontada, mas comigo mesma, porque se não ficasse tão obcecada pela fama e ouvisse mais os conselhos dos meus amigos, talvez pudesse ter vencido o concurso.
– Mas vais continuar a tentar e procurar seguir o teu sonho, ou achas que o teu sonho acabou no “Chuva de Estrelas”?
–Eu vou continuar a seguir o meu sonho, mas vou mudar algumas atitudes, vou estar mais atenta à escola e aos conselhos que os meus fiéis amigos me vão dando.
- Obrigado, Estela. Foi um prazer falar contigo.




Viviana Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário