quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Astérix e o Céu cai-lhe em cima da Cabeça"



Título: “Astérix - O céu cai-lhe em cima da cabeça"

Autor: Uderzo e Goscinny

Editora: Asa



Resumo:

Na aldeia gaulesa, os habitantes ficaram todos parados como estátuas, menos o Astérix, o Obélix, o Ideiafix e o druida Panoramix.
De repente, apareceu uma sombra no céu. Era uma nave esférica, de onde desceu um boneco roxo que se chamava Tune, acompanhado de um Super-Clone. Ora, foi por causa dessa nave que os habitantes estavam parados.
Tune anunciou que os Nagmas e os seus Totós-Ratos vinham aí. Quando chegaram, houve uma luta entre eles e os Super-Clones, que acabou em empate. Mais tarde, chegaram a um acordo e beberam um bocado de poção mágica, mas não aconteceu nada. Por isso, os Nagmas foram-se embora.
Tune começou a crescer e ficou muito, mas muito grande e então Panoramix foi fazer uma contra-poção. Tune voltou à sua altura normal mas ficou preto. Então, o druida foi fazer uma maceração de extracto de violeta e ele ficou com a sua cor normal. Depois foi embora e, para comemorar, a aldeia gaulesa fez um grande banquete.

Este livro inspirou-me em escrever uma...


Carta ao Tune

Aldeia Gaulesa, 50 a.C.
Caro Tune,

Como estás? Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus amigos. Aqui, na aldeia, está tudo da melhor maneira possível.
O que me levou a escrever esta carta foi o facto de, nesta época, festejarmos os Jogos Olímpicos e gostaria que viesses com os teus super-clones ver e apreciar estes jogos. Vão ser dias fantásticos enquanto estiveres aqui. Acho que vai ser uma boa experiência para ti e para os teus companheiros, pois vais aprender mais um bocado sobre os costumes gauleses e também vais poder divertir-te.
Num dos dias em que estiveres aqui, podes ir connosco à caça, se quiseres, e assim passar um bom bocado; acho que vais achar interessante!
Espero que possas vir e desfrutar de bons momentos.

Um grande abraço,
Astérix



José Miguel



7 comentários: