sexta-feira, 12 de março de 2010

"Uma Aventura nas Ilhas de Cabo Verde"

Apresentação

Nome do livro: “Uma Aventura Nas Ilhas de Cabo Verde”
Nome do autor: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Editora: Caminho

Resumo:


A Teresa, a Luísa, o Caracol, o Chico, o Pedro, o João e o Faial (o grupo do costume) participaram no concurso “Sabe e Salta”. Os prémios foram variados e o mais importante foi uma viagem a Cabo Verde.
Quando entraram no avião, conheceram um rapaz que se chamava Yuri que era cabo-verdiano.
Passado um tempo, o Caracol saltou para as pernas de um rapaz chamado Mário. As gémeas admiraram-se por ele estar a brincar com o animal e reparam que ao lado estavam dois homens italianos a vigiá-lo. O grupo percebeu que ele estava com algum problema, então quando saíram do avião seguiram-no. Como Mário se apercebeu disso, no seu braço escreveu «S.O.S.» para eles compreenderem.
Ainda conversaram com ele, mas apenas por breves instantes. Conseguiram então saber que Mário conhecia aqueles homens italianos, mas eles tinham o seu irmão como prisioneiro e, para recuperá-lo, tinham que descobrir onde estava o tesouro do concurso. Para isso, tinham que encontrar vários pedaços de um mapa que lhes forneciam pistas importantes.
Eles encontraram-se diversas vezes e conseguiram reconstituir o mapa. Então, começaram a estudar como encontrar o tesouro. Quando o encontraram, foram para as Fontainhas e dividiram-se em grupos.
Quando estavam na gruta viram a arca do tesouro. No mesmo instante descobriram que Mário também estava naquele local e contaram-lhe o plano.
Ao descerem para gruta, foram agredidos por Chico e pelo Pedro. De seguida avisaram a Teresa, a Luísa e o João e foram ter com eles.
Tentaram abrir a arca, mas não conseguiram. Telefonaram para o irmão de Mário e ficaram a saber que este já tinha sido libertado.
De seguida, chamaram a polícia que mandou três tiros conta a arca. Quando na abriram, ficaram maravilhados com as esmeraldas que cintilavam.
A polícia disse que uma parte do tesouro ficava para o grupo e a outra para o Estado. Cada um dos amigos já sabia o que fazer com as pedras preciosas. O Pedro e o Chico iam comprar uma Moto 4 as gémeas muita roupa, sapatos…

Li o livro “Uma Aventura nas Ilhas de Cabo Verde” e realizei este cartaz, inspirada no concurso em que o grupo de jovens participou e em que ganharam a viagem narrada nesta aventura.




Filipa Cardoso

2 comentários: